janeiro 18th, 2017 CANSOU?

Esta não parece uma pergunta apropriada para um início de ano. Nem concluímos o primeiro mês de 2017. Será que já tem gente cansada? Tem. Mais do que você imagina, mais do que eu imaginava que tivesse. E não apenas cansada, tem gente já decidida a desistir. A canseira chegou no limite, já não aguentam mais lutar. Game over.

O cansaço, de certa forma, faz evaporar qualquer ilusão que se tinha em relação a possíveis crendices e simpatias depositadas no réveillon. Envolvidas pelo apelo da data, muitas pessoas realmente acabam acreditando que a passagem do 31 de dezembro para o 1 de janeiro tem uma mágica transformadora, acreditam que “no ano que vai nascer” tudo será diferente, que um ciclo se encerrará dando lugar a eventos novos. Bastam uns poucos dias, no entanto, para se cair na real e concluir que ciclos são pessoais, específicos e cada pessoa tem suas próprias datas, tempos e estações.

Isso posto, fica menos difícil compreender os nossos cansaços. Cansamos porque dramas se arrastam. Cansamos porque maus hábitos dos nossos próximos e também nossos simplesmente não mudam, ficam ali deteriorando e contaminando tudo e todos. Cansamos porque promessas feitas a nós, descaradamente não são cumpridas, pessoas que as fizeram dão de ombros e fingem não lembrar das palavras que pronunciaram. Cansamos de ser explorados, enganados, passados para trás. Cansamos por ver famílias ruindo e não acharmos solução e nem resposta para mudar o quadro. Cansamos de falsos profetas que nem se importam mais de serem descobertos e desmascarados, pois sabem que sempre terão muuuuuito público para manipular e surrupiar. Cansamos de levar portas na cara, de saber que somos o assunto das rodinhas que só falam nas costas, de gente cínica e dissimulada. Cansamos por ver pessoas pelas quais Cristo deu Sua vida e a única coisa que elas aprenderam é dar a vida apenas por cargos, posições, poderes, status. Este parágrafo poderia ficar ainda maior com itens que cansam, mas… cansa!

Te convido a não desistir. Hoje cedo fui tocado por uma frase simples, porém inspiradora: “Quando estiver cansado, não desista. Aprenda a descansar.” Das inspirações que o livro sagrado nos oferece, sem dúvida os salmos estão repletos deste conceito fundamental para levar a vida até o porto seguro da vida eterna.

“Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele e ele tudo fará…” é um dos versos mais confortadores das escrituras. Ao longo dos séculos, desde que foi escrito, tente imaginar quantas pessoas foram motivadas, tiveram sua confiança fortalecida e sua esperança aumentada por abraçar com fé as palavras e promessas deste verso, imagine.

De fato, dentre as muitas e possíveis aplicações, o salmo 37 é perfeito para cansados, gente estafada e massacrada pelas pressões da vida. Somente nEle podemos encontrar descanso para as nossas dores, decepções, inseguranças e sofrimentos. Nele descansando teremos finalmente as forças renovadas para novos ciclos e lições que só Ele pode determinar e conduzir. Não resista. Vamos nos aproximar dAquele que pega nossos fardos insuportáveis de tanto peso e nos oferece estratégias, caminhos, planos e tarefas com as marcas de “leve e suave”, ou seja, tudo dentro dos limites que podemos e conseguimos, e não a loucura das múltiplas atividades e esquemas que talvez irresponsavelmente achamos que poderíamos dar conta.

Descanse. Dá tempo. Descanse em Deus. O ano está apenas começando… Paz!

4 Respostas para “CANSOU?”

  1. Jacir Junior Disse:

    Texto inspirador e, necessário para muitos. E, dentre esses muitos, eu me incluo, afinal, os desafios que temos de enfrentar no dia-a-dia, nos cansa.
    Os meus projetos para 2017 ainda não sucumbiram. Estou motivado à colocá-los em prática. E, textos como esses, nos inspiram, pois nos fazem lembrar, que existe um Deus, que está no controle de todas as coisas e, isso nos traz uma certeza: O Deus que tudo vê, está olhando para as nossas aflições e, pronto à nos ajudar.
    Obrigado Edmilson.

    A paz.

    Junior

  2. Edmilson Disse:

    Valeu Jacir! É isso mesmo, Deus cuida dos seus em cada detalhe e na hora certa agirá em favor de cada filho, Paz!

  3. Ludymilla Fogassi Disse:

    Pastor Edmilson

    Que artigo maravilhoso e inspirador. Um alívio para o cansaço que se acumula dia a dia em nossa vida por causa dos inúmeros afazeres que muitas vezes estão sob nossa responsabilidade. Mas louvado seja Deus por nos dar o escape. Em tempos cansativos como esse em que vivemos, esse artigo nos lembra do Deus Todo Poderoso a quem servimos e que tem o controle de todas as coisas, inclusive do Tempo. Nele podemos descansar! Deus abençoe Pastor, por nos lembrar disso. Obrigada. Paz.

  4. Edmilson Disse:

    Valeu Ludymilla! Deus abençoe e renove nossas forças a cada dia, Paz!

Deixe seu comentário